domingo, 27 de maio de 2007

Fui à MONSTRA ver: ONE NIGHT IN ONE CITY




O meu comentário:

Num sala cheia de gente jovem e com muitos deles ligados às artes do espectáculo, um erro de palmatória por parte da organização do certame deixou muito a desejar em termos de qualidade, por isso aqui fica a minha critica no sentido construtivo e para bem das próximas edições!!!
Explicando melhor, o filme ia aí a meio da sua duração quando o som que até estava a ser de elevada qualidade, se eclipsou por completo, continuando o filme a passar mudo!!! durante mais de 5 minutos, até que alguêm responsável pela sua exibição se lembrou de a interromper para dar uma explicação aos atentos espectadores...mas agora vem a parte pior e mais estranha. Afinal a cópia do filme a passar na grande tela não passava de um vulgar dvd em vez de uma cópia da fita original...ao que parece a tal cópia não chegou a tempo, devido à sua apresentação noutro festival de cinema animado europeu!!! mas tempo houve que chegasse para passar um dvd que entretanto levantou sérios problemas de leitura digital em três leitores, pasme-se bem!
Sendo que por fim à quarta tentativa lá prosseguiu a projecção...adiantada no tempo, ou seja numa cena completamente diferente onde ocoreu a falha técnica!!!
Certo será dizer que reclamações houve que tiveram toda a razão de ser e mais alguma, porque num festival internacional de cinema animado ou não, com obras em competição, é inadmissivel que a qualidade das fitas a projectar não seja previamente acautelada, com a óbvia recusa de exibição às que não obedeçam a um padrão minimo em todos os aspectos de produção e distribuição!!!

Se foi ou não uma triste e pura coincidência com a minha primeira presença não faço a minima ideia, mas que fiquei logo sem vontade de voltar, isso é absolutamente verdade, mas enfim...
como eu não sou de desistir e acredito que quase toda a gente deve ter direito a uma segunda oportunidade em face da gravidade da ocorrência...
hei-de voltar com certeza, porque o filme até estava a ser uma bela surpresa em termos de história animada e além disso o realizador e toda a equipa de produção da pelicula, como suponho, não terão a minima responsabilidade na edição deste episódio!!!


Ficha Técnica:

ONE NIGHT IN ONE CITY
(Jedné noci v Jednom Meste)
República Checa, 75 minutos.
Cinema King

Realização: Jan Balej. Argumento: Jan Balej e Ivan Arsenjev. Música: Tadeas Vercák. Produção: Hafan Film e Maur Film.
Animação de marionetas.

“One Night in One City” recebeu o apoio mais elevado concedido pelo Estado checo ao cinema em 1998 e levou quase 10 anos a terminar. O filme foi produzido pelo estúdio Maur Film, também responsável pelos sucessos de “Fimfárum” e “Fimfárum 2”, dois filmes em episódios baseados nos contos de Jan Werich. “FimFárum 2” também está na competição oficial da Monstra e um dos seus realizadores é Jan Balej, o autor deste “One Night in One City”.

Jan Balej nasceu a 30 de Maio de 1958 em Praga e licenciou-se na Academia de Artes Aplicadas em Praga - Estúdio de Cinema e Grafismo Televisivo. Em 1990, é um dos fundadores do Hafan Film Praha, um estúdio especializado em animação de marionetas. Estreou-se na realização em 1994 com a curta-metragem para televisão “Tom Palecek”, a que se seguiu em 2000 “Doings of the Hippopotamus Family”. É um dos quatro cineastas presentes em “Fimfárum 2”, em parceria com os notáveis Brestislav Pojar, Vlasta Pospisílová e Aurel Klimt, que também está em competição na Monstra.

Sem comentários: